O chat é uma ferramenta digital, também chamada de sala de bate-papo, ou sala virtual, onde grupos de pessoas reúnem-se para discutir, de forma síncrona (em tempo real), assuntos de interesse comum. Por ser realizado em tempo real, há a necessidade de que as pessoas estejam, e permaneçam, conectadas durante todo o tempo de duração do evento. Ao entrar em um chat, o usuário observa em sua tela exatamente o que outras pessoas escrevem, logo após o envio. Há sistemas que permitem a discussão privada entre dois participantes da sala virtual.
Um chat não deve ser confundido com o e-mail e o fórum. Nesses outros serviços, que também são importantes ferramentas tecnológicas a serviço da educação, a conversa é toda feita de forma assíncrona (off-line), ou seja, as pessoas que participam não precisam estar conectadas na internet ao mesmo tempo.
Várias pessoas podem participar de um mesmo chat, a partir de qualquer lugar do mundo, pois suas conversas trafegam pela internet. Porém, dependendo da conexão, os participantes do chat podem encontrar restrições impostas pelos recursos físicos da rede.
Ao ser aplicado a propostas pedagógicas, o chat se mostra uma ferramenta muito, pois possibilita que estudantes se encontrem virtualmente, para a discussão de um assunto pré-determinado, a ser mediado ou orientado pelo professor. A reunião não exige a presença física dos alunos e todas as conversas ficam registradas, permitindo a realização de trabalhos em grupo.
Fonte: DORNELLES, R. J. A utilização de tecnologias de Internet na educação a distância: o caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, Jul. 2001, p. 21-22. Disponível em: <http://www.ea.ufrgs.br/professores/hfreitas/files/orientacao/mestrado/defesa/pdf/28_dissertacao_dornelles.pdf>. Acesso em 2 Out. 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário