quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Wiki

 O wiki é um software livre, que possibilita a redação de hipertextos coletivos e colaborativos. Consiste em um software gerenciador de conteúdos, operando como um site, onde os usuários são, ao mesmo tempo, autores, editores e leitores. É um instrumental propício à interatividade e a conexões em hiperlink.

Existem diversas plataformas ou interfaces para o wiki, tais como: Co-link (
www.co-link.org), MediaWiki (www.mediawiki.org), Writley (www.writely.com), Nuvvo (www.nuvvo.org), Twiki (www.twiki.org), Writeboard (www.writeboard.com), MyWebDesktop.net (www.mywebdesktop.net), Zimbra (www.zimbra.com), MoonEdit (www.moonedit.com), vyew.com (www.vyew.com), SubEthaEdit (www.codingmonkeys.de/subethaedit/), EquiText (www.equitext.pgie.ufrgs.br), Zoho Virtual Office (www.zoho.com) e Softalk (www.softalkltd.com).

O programa
MediaWiki desenvolveu-se inicialmente para atender ao projeto da Wikipedia (www.wikipedia.org), que é uma das mais conhecidas enciclopédias colaborativas do mundo.


Fonte: GOMES, M. R.; SOARES, R. L.; LEITE, A. L.
Wiki: uma experiência pedagógica. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo: Intercom, 2007. Disponível em: <http://www.rumores.usp.br/gomes.pdf>. Acesso em 6 Out. 2010.

O vídeo a seguir, produzido pela Rede Estadual de Educação de São Paulo (iGov SP), explica com exemplos o que é o wiki.



 

2 comentários:

  1. O layout do seu blog está show de bola. Além disso os post estão interantes, bem ilustrados. Cheguei a ter uma inveja sadia. Entenda esta confissão como um elogio. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wladimir, só vi agora seu comentário. Fiquei feliz pela inveja sadia! Abraços

      Excluir